MOMENTO HISTÓRICO – R. SORIANO-PORTUGUESA

Screenshot_12

No ano de 1945,no pós-guerra, Manuel Martins regista estas pequenas motos de 96cc, que constrói em Lisboa em sociedade com um espanhol de apelido Cabeças. Os motores e as caixas de velocidades são importados de Espanha, onde esta marca original ganhou uma grande popularidade. Os seus filhos, Manelito e Balbino, ainda crianças ajudaram na construção e recordam que apenas se fabricam umas dez maquinas. Com escritórios na Avenida da Liberdade 190, as motos foram postas à venda por nove mil escudos, o modelo Comercial, e por dez mil escudos, o modelo de Luxo. A oficina ficava na Rua Ivens, 7, no Dafundo. Chegaram também a ser vendidas no Porto, na casa Angel Beauvalot, na Rua Fernandes Tomás,10, assim como no Monte Estoril.
Desconsolado com as dificuldades em comercializar as pequenas maquinas, Manuel Martins desistiu do projeto afirmando que “Los portugueses sólo quieren motos de alta velocidad y potencia”

Momento histórico oferecido por Bertrand Livreiros e informação do livro: “As motos da nossa vida: uma viagem sentimental à memória das motorizadas portuguesas” de Pedro Pinto.