Pupilos de Miguel Oliveira no pódio em Valência

ESBK - Valência 2019

Decorreu este sábado, no circuito Ricardo Tormo, a 4ª etapa do Campeonato Espanhol Cetelem de Velocidade. Os pupilos de Miguel Oliveira, oriundos do troféu-escola Oliveira Cup e que participam na equipa do Miguel Oliveira Fan Club no ESBK, adjudicaram o primeiro pódio da temporada, naquela que é a estreia da equipa neste tão competitivo campeonato internacional.

Rafael Damásio foi o último do trio português a cruzar a linha de meta na 11ª posição e Dinis Borges teve de fazer uma recuperação inesperada para terminar na 10ª posição logo atrás do Inglês Evan Pendrill. O terceiro lugar do pódio foi para o líder do Oliveira Cup, Pedro Fraga, que arrancou da 4ª posição para uma luta direta com o líder da prova, David Real.

O jovem de 14 anos adjudicou a 2ª posição logo na primeira curva, mas no decorrer da prova foi perdendo terreno e acabou por ser ultrapassado por aquele que viria a garantir a vitória, o espanhol Marco Morelli, garantindo assim o terceiro lugar com 7 segundos de vantagem sobre o quarto classificado, naquele que foi o seu primeiro pódio da categoria pré-moto3 neste campeonato.

“Foi um fim de semana duro, com muito calor e fisicamente sentia-me cansado. Desta vez decidi alterar a minha estratégia pessoal desde os primeiros treinos de quinta-feira e isso permitiu-me evoluir bastante mais quando comparado com as outras corridas. Hoje tive dois treinos cronometrados onde consegui o melhor tempo no primeiro, uma vez que no segundo treino fazia muito calor e era impossível melhorar. A corrida foi também muito dura pelo calor, não sabia exatamente onde estavam os pilotos de atrás e faltou-me ritmo. O 3º lugar é muito positivo, mas sei que consigo fazer melhor. Amanhã tenho outra corrida e a minha mentalidade é para a vencer.

Agradeço à minha família e à minha equipa pela oportunidade de estar aqui.” Pedro Fraga

“Este fim-de-semana está a ser muito positivo. Cada vez que vou para a pista melhoro os meus registos e, como é um circuito novo para mim, deixa-me bastante satisfeito. No arranque para a corrida tive algumas dificuldades com outros pilotos. Estávamos quatro lado-a-lado, não tive a confiança para meter a moto e acabei por perder. No entanto esperava mais de mim, ainda não tenho a confiança que preciso, mas sei que posso fazer muito mais e melhor.” Dinis Borges

“Este fim-de-semana tem sido difícil para mim, não consegui adaptar-me bem à pista e sinto-me desconfortável. Na Catalunha sofri uma queda e ganhei algum receio, mas fui-me superando e melhorei os meus resultados. Na partida cometi um erro e deixei o motor parar, dei o meu máximo e consegui recuperar algumas posições durante a corrida. Não é de todo o resultado que espero, por isso amanhã volto a ter a oportunidade de me superar.” Rafael Damásio

“Estamos muito felizes com o resultado de hoje e de todo o fim de semana, sei que temos o potencial e é apenas uma questão de tempo.

O Pedro Fraga foi, dos três pilotos, aquele que mais se destacou, pois desde os primeiros treinos que estava decidido a fazer um bom resultado. Esteve sempre mais focado e o resultado foi o pódio.

O Dinis teve também sempre muito empenhado com os detalhes, não possui experiência do Pedro e por isso custa-lhe um pouco mais, mas estou confiante que é uma questão de tempo até conseguir. O Rafael Damásio tem estado um pouco mais ausente. Sofreu uma queda na Catalunha, que, embora não tenha sido grave, poderá ter afetado a sua confiança. A sorte não esteve do seu lado e, na primeira metade do primeiro treino cronometrado, o motor cedeu e teve de ser substituído. O Rafael tem um talento inato e acredito que voltará a recuperar a confiança e dar-nos os resultados a que nos habituou.” Paulo Oliveira, diretor de equipa

Amanhã a 2ª prova do fim-de-semana inicia-se às 11 horas de Espanha, cumprido assim cinco das nove provas previstas neste campeonato.