Abertura positiva no Estoril para o CNV 2021

2021_CNVEstoril1

No arranque de mais uma temporada do campeonato nacional de velocidade (CNV) a equipa Miguel Oliveira Fan Club Racing Team esteve, no passado fim-de-semana, no Circuito do Estoril preparada para enfrentar um novo desafio humano e técnico.

Com responsabilidade acrescida depois de ter conquistado o título nacional Moto4, no ano passado com Afonso Almeida, a equipa de Miguel Oliveira reforçou a sua aposta na categoria, juntando Francisco Pires e o vencedor da categoria Ohvale na Oliveira Cup em 2019, Vasco Fonseca.
Em simultâneo, a equipa, fez a estreia em solo nacional nas Supersport 300 com os igualmente ‘nascidos’ na Oliveira Cup Afonso Almeida e Guilherme Gomes. Um quinteto todo ele com raízes no Troféu-Escola de Miguel Oliveira, que agora veste as cores do mentor.

Neste regresso às pistas, foi nas duas primeiras linhas da grelha de partida que se colocaram os três pilotos com as cores da BP Ultimate. Afonso Almeida foi segundo, na linha de grelha, de qualificação com um registo de 2m01.725s, Francisco Pires foi o quarto – abriu a segunda linha da grelha – com 2m05.408s e Vasco Fonseca estreou-se no campeonato com o quinto tempo na qualificação assegurado com uma melhor volta em 2m05.584s. Pela frente, e fruto da experiência, todos tinham corrida distintas em perspetiva, sendo que Almeida queria naturalmente vencer tal como o tinha feito anteriormente, Francisco Pires queria estar pelo menos na contenda pelos lugares do pódio e a Vasco Fonseca, o menos experiente de todos os três, cabia a tarefa de acumular o maior número de voltas possível aos comandos de uma moto que queria igualmente descobrir. Com o semáforo na linha de partida a apagar-se, foi dada ordem de arranque para a corrida e rapidamente Afonso Almeida se instalou na primeira posição das Moto 4, liderando até ao final para cruzar a linha de meta com mais de 23 segundos de vantagem sobre o adversário mais direto. Francisco Pires instalou-se na quarta posição no decorrer da volta de abertura e foi atrás de Vasco Fonseca que fez toda a corrida, para receber a bandeira de xadrez numa positiva quarta posição. Globalmente um resultado muito positivo para os mais ‘pequenos’ da equipa, todos entre os cinco primeiros e a deixarem antever evolução e resultados ainda melhores nas próximas rondas.

Nas Supersport 300, Afonso Almeida e Guilherme Gomes alinharam em estreia as cores de todos os parceiros da equipa e sendo repetentes na categoria qualificaram na quarta e sétima posições respetivamente – juntamente com os pilotos da Pré-Moto3. As 14 voltas de corrida seriam feitas em sentido inverso para ambos e se Guilherme Gomes a meio da corrida era quarto,  Almeida lutava contra um problema de afinação na sua moto e era oitavo. Na derradeira volta Guilherme Gomes perdeu a quarta posição e fechou o dia no quinto posto depois de uma animada luta num grupo de quatro pilotos que se posicionou entre o segundo e o quinto posto e na qual poderia mesmo ter conseguido a segunda posição. Afonso Almeida foi o sétimo na linha de meta no culminar de um fim-de-semana complicado mas com muito saber adquirido.

A próxima etapa do calendário da equipa será já nos dias 15 e 16 deste mês de Maio, sendo o circuito de Navarra a acolher a segunda prova do ESBK.