Vida complicada em Navarra

2021_ESBKNavarra1

De novo no paddock do ESBK, a equipa Miguel Oliveira Fan Club Racing Team, esteve no passado fim-de-semana em Navarra no norte de Espanha para discutir novamente as melhores posições. Afonso Almeida e Fernando Bujosa foram novamente os pilotos no pelotão das Moto 4, cabendo a Guilherme Gomes a presença na numerosa grelha das SBK Junior.

Com condições de aderência mistas e condições climatéricas instáveis, a equipa sofreu uma baixa logo na sexta-feira, quando ‘Fer’ Bujosa sofreu uma queda que o levou até ao hospital para observação. Sem a essencial autorização médica para poder entrar em pista, o piloto maiorquino ficou mesmo fora nesta segunda ronda do ano, ficando a equipa ‘entregue’ a Afonso Almeida e Guilherme Gomes.

Afonso Almeida

Após uma fantástica qualificação no Sábado, que lhe valeu uma magnífica quinta posição na grelha de partida, entre os 24 pilotos em prova, Afonso Almeida merecia mais da ‘sorte’ da primeira corrida do fim-de-semana. O piloto da Charneca de Caparica arrancou para o confronto com pneus de piso seco – tal como os restantes adversários depois da corrida ser declarada como seca pela direção de corrida – mas quando a chuva chegou, não evitou uma queda. Sem conseguir regressar às boxes pelos seus próprios meios foi excluído do segundo arranque.

Na segunda corrida, realizada já no Domingo, o campeão nacional Moto4 qualificou a Beon com as cores da BP na 12ª posição, mas mais uma vez não teve a ‘sorte’ da corrida do seu lado e abandonou, depois de uma queda na sétima volta de corrida, ficando assim em branco nas contas para o campeonato.

Guilherme Gomes

A fazer o seu primeiro ano no SBK Junior – onde competem as Supersport 300 – Guilherme Gomes teve mais uma ‘prova de fogo’ em Navarra. Num circuito totalmente desconhecido, o piloto de Mafra qualificou na 33ª posição para a primeira corrida do fim-de-semana, fechando depois as 13 voltas de corrida na 32ª posição. Na segunda corrida qualificou em 32º e mais uma vez esteve na linha de meta, desta feita na 33ª posição.

Paulo Oliveira

A comandar a equipa mais uma vez, Paulo Oliveira, deixou Navarra convicto e seguro do potencial de toda a estrutura, desde pilotos a equipa técnica. O fim-de-semana não deixou grandes motivos para recordar e o foco está já no próximo momento da ‘agenda’ da Miguel Oliveira Fan Club Racing Team, a segunda ronda do CNV que se realizará em exclusivo para as Supersport 300 aquando da visita do Mundial Superbike ao Circuito do Estoril.

Este fim-de-semana aqui em Navarra foi pouco afortunado. Na sexta-feira a queda do ‘Fer’ (Fernando Bujosa) colocou-o fora das corridas pois não recebeu autorização médica para o fazer, o Afonso Almeida teve uma excelente prestação ao qualificar na segunda fila da grelha  mas na primeira corrida sofreu uma queda quando começou a chover – a corrida tinha sido declarada como seca – e não retomou porque não conseguiu regressar ás boxes pelos seus próprios meios. Na segunda corrida foi perdendo posições ao longo da mesma e terminou um pouco mais atrás do que esperávamos. O Guilherme foi aquele que mais evolução teve e se em Jerez lutou para poder alinhar na grelha de partida, aqui deixou dez pilotos atrás dele, alguns a participar mesmo no campeonato do mundo. Também este resultado nos deixa um bom indicador para aquilo que pode ser o futuro do ‘Gui’. Vamos olhar para a frente, esquecer este fim-de-semana que não foi de todo maravilhoso e focar-nos na próxima corrida no Estoril onde vamos estar com o Afonso Almeida e o Guilherme Gomes, dois pilotos para os quais acreditamos num bom resultado.