Além de ter sido o circuito onde o piloto Miguel Oliveira fez pódio pela primeira vez numa corrida na categoria maior do MotoGP, o Red Bull Ring é também um dos palcos mais modernos do MotoGP.
Inaugurado em Maio de 2011, o complexo austríaco demarca-se de muitos outros traçados do campeonato com características muito especiais. O desnível entre secções da pista é uma dessas características, com um ascendente máximo de 12% e no sentido descendente 9.3%, para uns expressivos 65 metros de diferença entre o ponto mais baixo e o mais elevado na sua configuração.
Localizado perto da localidade de Zeltweg, onde na sua base área foi criado o primeiro circuito nesta região da Estíria, o Red Bull Ring teve o nome de Osterreichring entre 1969 e 1995, sendo depois batizado como A1-Ring entre os anos de 1996 e 2003, logo após o desenho anterior ter dado lugar ao que conhecemos hoje em dia.
Hermann Tilke desenhou o traçado e reduziu o mesmo dos anteriores 5.942 metros para 4.326, surgindo no desenho três fechadas curvas para a direita, para que fossem criados pontos de ultrapassagem, bem como uma sessão interior mais sinuosa, para obrigar a uma posição de compromisso nas afinações. Mas logo depois – após 2003 – um conturbado período na sua história quase levou ao seu desaparecimento. A bancada principal e a linha de boxes foram demolidas em 2004 e o novo proprietário do complexo – a Red Bull – não se mostrava muito interessado em reabilitar o Ring para a competição. A solução parecia não poder ser encontrada até que em 2006 Alexander Wurz, piloto austríaco, anunciava que iria comprar o circuito e renová-lo, algo que não chegou a acontecer, até que, dois anos mais tarde, as obras de recuperação avançavam com o objetivo de reativar a pista no ano seguinte (2009).
Com um investimento de 70 milhões de euros, a Red Bull rapidamente assegurou o regresso das mais importantes disciplinas aos seu circuito e foi já com o nome de Red Bull Ring que a pista foi inaugurada nos dias 15 e 16 de Maio de 2011, começando logo a acolher os mais importantes eventos do desporto motorizado, nas duas e quatro rodas. Em Agosto de 2021, recebe dois GP’s, o primeiro no dia 8 e o segundo na semana seguinte. Será que vamos novamente ouvir o hino de Portugal?