TUDO SOBRE O MOTOGP: 3. Motores

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Na actualidade os motores utilizados nas motos de MotoGP apresentam todos eles 1000cc de capacidade e cujo diâmetro do pistão não pode ultrapassar os 81mm. Sem colocar entraves na disposição dos cilindros o regulamento permite que na mesma grelha de partida estejam motos com motor de quatro cilindros em linha, as Yamaha e as Suzuki e quatro cilindros em V como é o caso da Honda, Aprilia, KTM e mesmo Ducati, se bem que no caso dos italianos o facto do motor estar mais inclinado para a frente origine a que muitas vezes se denomine como motor em L e não em V. A grande distinção no propulsor da Ducati é a utilização do sistema desmodrómico de acionamento das válvulas, uma invenção da Mercedes nos anos 50 do século passado – utilizada nos Fórmula 1 da marca – que Fabio Taglioni ‘adoptou’ para as Ducati vinte anos depois.

História à parte os pilotos de MotoGP têm ao seu dispôr um total de sete motores por temporada – cinco em 2020 por força do calendário mais reduzido em termos de provas – e esses mesmos motores têm que ser geridos ao longo do ano incorrendo o piloto em penalizações caso esse limite seja ultrapassado. A gestão electrónica é comum a todos os motores em equipas desde 2015 e ao longo do ano não são permitidas evoluções – excepto para as equipas com ‘concessões’ – que podem utilizar mais dois motores ao longo do ano, num total de nove, sendo igualmente possível evoluir e testar as motos com a temporada a decorrer recorrendo aos pilotos que alinham no campeonato. As equipas sem concessões apenas podem testar com os pilotos de teste e em pistas previamente definidas. As concessões destinam-se a marcas que ainda não conquistaram posições de destaque, mas assim que asseguram seis pontos perdem essas mesmas concessões, sendo que uma vitória vale 3 pontos, um segundo lugar dois e um terceiro lugar um ponto.

Pode parecer complicado mas o sistema permite que as equipas com menos experiência e resultados tenham ao seu dispôr mais oportunidade de desenvolvimento que as equipas adversárias de forma a nivelarem o seu nível e prestações.