Triunfo de Miguel Oliveira na pista significou vitória de José Sampaio no MotoGP Fantasy

motofantasy

José Sampaio, de 36 anos, natural de Felgueiras a residir em Guimarães, foi o recente vencedor do MotoGP Fantasy do Grande Prémio da Tailândia, muito fruto do triunfo de Miguel Oliveira na prova. Com o username Olivetree no game, o português já garantiu com a vitória dois bilhetes gratuitos para um grande prémio em 2023, bilhetes que serão utilizados, em teoria, em Mugello (Itália), entre 9 e 11 de junho.

Para quem não conhece, o que é o MotoGP Fantasy? Como se joga, onde, prémios disponíveis, etc.?
O MotoGP Fantasy é um jogo gratuito presente no Game Hub do site oficial do MotoGp, ao qual participam neste momento cerca de 56 mil pessoas.
Basicamente, consiste em montar uma equipa de quatro pilotos e uma construtora do grid do MotoGP que acreditamos serem aqueles que se vão sair melhor em cada jornada real da competição rainha do motociclismo. Dos quatro pilotos, temos que selecionar dois para pilotos de ouro e dois para pilotos de prata.
No final de cada GP, o site atribui pontos de prestação a cada piloto e construtora, a partir de várias interpretações: posição final, tempo na qualificação, posições recuperadas na corrida, etc. Cada piloto de ouro recebe 100% da pontuação atribuída pelo site e os de prata recebem 50% da pontuação entregue. Há mais variáveis no mecanismo do jogo que podem entender melhor na página do jogo.
Os prémios para o jogador que somar o maior número de pontos no final de cada grande prémio são dois bilhetes para qualquer GP do mundial e uma bolsa de capacete merchandising da Motul.
Para o vencedor da geral no final de todo campeonato, o prémio é uma réplica do capacete do piloto campeão do ano anterior (Fabio Quartararo, neste caso) devidamente assinada e um bilhete para assistir a um GP à escolha com acesso ao paddock (Motul SuperFan Experience). A acrescentar, recebe também um pack de acessórios de merchandising da Motul, marca patrocinadora da iniciativa. Há também o prémio de um laptop para o segundo classificado e um relógio Tissot para o terceiro da geral no final da época.
De acrescentar que o jogo não permite ter vantagem com qualquer tipo de investimento com dinheiro real. Ou seja, é um jogo totalmente gratuito onde todos participam de igual para igual.

Há quanto tempo jogas o MotoGP Fantasy?
A minha descoberta da plataforma foi em meados de 2021 e, para ser sincero, nunca joguei de forma assídua. Entrei numa de curiosidade porque sou fã do universo MotoGP. Apesar de não jogar sempre, quando jogo tento fazer a coisa com algum critério, que passa por avaliar prestações dos pilotos no GP em anos anteriores, avaliar meteorologia, momento de forma geral de cada piloto e equipa, lesões em recuperação, etc.
Apenas tenho uma escolha na minha seleção: independentemente da prova, coloco sempre o Miguel na equipa.

Para o GP Tailândia, qual foi a tua estratégia?
Para o GP Tailândia senti que faria todo o sentido reforçar a valorização do Miguel como adepto e também no MotoGP Fantasy. A previsão de mau tempo no fim de semana trazia hipóteses acrescidas de termos uma prova onde as motas dos suspeitos do costume não se destacariam tanto. Para além do mais, lembrava-me do festival dado pelo Miguel na Indonésia em condições semelhantes.
A minha aposta foi: Miguel e Miller no Ouro, (sabemos também das competências do Miller na chuva), na prata mantive o Viñalles que tinha escolhido na ronda anterior e coloquei também o Marquez, por ser o piloto mais bem sucedido nos dois e únicos anos anteriores nesta pista. Como cereja no topo do bolo, dobrei a pontuação do Miguel com uma opção estratégica que podemos usar três vezes em toda a época, mas que ainda só tinha usado uma vez. A escolha do Viñalles também se veio a revelar essencial, pois foi um piloto que recuperou muitas posições relativamente à posição de partida e por isso teve também bastantes pontos atribuídos. No entanto, o trunfo maior foi sem dúvida o Miguel. Como construtora, escolhi a Ducati.
Foi assim que me tornei um adepto do Miguel duplamente realizado nesta jornada do MotoGP: o Miguel ganhou a prova e eu ganhei a ronda da Tailândia do MotoGP Fantasy. Com isso, ganhei o prémio de dois bilhetes para um GP desta ou da próxima época.

Mas foi a primeira vez que ganhaste algo com o MotoGP Fantasy?
Foi a primeira vez que ganhei algo no MotoGP Fantasy e será a minha primeira experiência ao vivo num grande prémio de MotoGP.

Qual prova pretendes assistir em 2023?
Escolhi bilhetes para o GP Itália, em Mugello. É um circuito que sempre me fascinou pelo traçado espetacular, envolvência natural e ambiente frenético das bancadas (agora um pouco menos exuberante desde a saída do Rossi…). Tenho também boas recordações de Mugello das incríveis prestações do Miguel em Moto3 e em Moto2. É também um dos Home GP para a Aprilia, futura equipa do Miguel. Por isso, só consigo imaginar boas energias, ainda mais por Itália ser um país que ainda não tive a oportunidade de visitar e ter a bela cidade de Florença ali ao lado, o que faz com que a minha namorada agradeça. Ou seja, vai ser ouro sobre azul. Agora é esperar que a guerra não nos pregue nenhuma partida… Uma coisa dá para retirar desta experiência: vale a pena acreditar sempre na capacidade do Miguel porque, mais tarde ou mais cedo, vem mais uma alegria. Eu que o diga…

Para o GP Austrália, qual é a tua previsão?
Na próxima ronda, em Philip Island, começo a achar que poderá ser uma prova igualmente favorável à RC16 e aos skills do Miguel. As baixas temperaturas do asfalto (e consequente menor aderência dos pneus) e a previsão meteorológica tendencialmente de chuva faz querer que ele possa encaixar bem. Como possível handicap, alguma memória residual traumática daquela queda assustadora na última visita em 2019 (que, sinceramente, creio não ter influência no Falcão) e o facto do Miguel não ter podido rodar muito aqui em MotoGP, o que também pode influenciar. Porém, nos últimos anos, e devido à pandemia, ninguém rodou aqui, por isso os dados das equipas estão todos bastante desatualizados por conta da grande mudança das motas e da alteração dos pneus, creio eu. A ver vamos, mas, de qualquer das formas, o apoio é incondicional, assim como a minha aposta no Miguel no MotoGP Fantasy.