Resiliência e intensidade na Catalunha

2020_ESBKBarc1

Uma semana depois do arranque em Navarra o ESBK, campeonato espanhol de velocidade, está este fim‑de‑semana na Catalunha para a segunda prova da época no Circuito Barcelona-Catalunha. Entre a centena de meia de pilotos estão os dois recrutas do Miguel Oliveira Racing Team, Afonso Almeida e Iván Bolaño. Hoje realizaram-se as primeiras corridas do fim‑de‑semana, com sortes distintas para os dois pilotos que mais uma vez mostraram o seu potencial e capacidade num dos traçados mais conhecidos no mundo do motociclismo.

Após ter qualificado na 24ª posição Afonso Almeida subiu seis posições no final das dez voltas de corrida e fechou este primeiro duelo do fim‑de‑semana num suado 18º posto num merecido prémio para o pequeno piloto da Charneca da Caparica que aos dez anos de idade continua a mostrar evolução a cada saída para a pista.

Iván Bolaño confirmou tudo aquilo que já tinha denunciado em Navarra e depois de ter sido sexto na qualificação, chegou mesmo a passar pela liderança em três ocasiões ao envolver-se na luta pela vitória, mas a quatro voltas do final da corrida uma penalização por ter ultrapassado os limites da pista ‘atirou-o’ para a sétima posição, recuperando ainda o jovem de Badajoz mais um posto para concluir em sexto.

‘Foi um Sábado com um sabor de injustiça. A penalização do Iván foi justificada e temos que a aceitar, mas de seguida ele foi passado em bandeiras amarelas e nada foi feito quando o regulamento não o permite. O Afonso fez também uma excelente corrida e acredito que ambos amanhã vão melhorar e ficar em posições de destaque. Foi pena porque ambos se esforçaram imenso e sabem que podem estar mais à frente. Vamos com tudo amanhã.’ comentou Paulo Oliveira já a pensar nas segundas corridas que amanhã irão novamente animar o traçado catalão e onde as elevadas temperaturas serão novamente ‘companhia indesejada’ de pilotos e equipas.