A “Onda 88” de apoio a que horas forem

onda88

A ronda asiática do Mundial MotoGP provoca algumas horas de sono a menos aos amantes do motociclismo em geral e aos fãs de Miguel Oliveira em particular, já que as sessões de treino, qualificações, warm ups e provas decorrem durante a madrugada ou no início da manhã. Diogo Leão, 17 anos e natural de Lisboa, representa esse sentimento que assola o país há algum tempo, a “Onda 88”, admitindo ao mesmo tempo que o café foi essencial para acompanhar todo o frenesi do recente Grande Prémio do Japão, o mesmo café que será a sua válvula de salvação para as provas na Tailândia (já no próximo fim-de-semana), Austrália (entre 13 e 15 de outubro) e Malásia (entre 21 e 23 de outubro). 

 

Há quanto tempo acompanhas o motociclismo em si?
Acompanho o motociclismo há algum tempo, mas apenas há cerca de 3, 4 anos que assisto a todas as provas. 

E começaste a acompanhar as provas com uma maior regularidade devido ao Miguel Oliveira?
Antigamente, uma vez ou outra, assistia ao MotoGP com os meus pais devido ao Valentino Rossi, mas desde que o Miguel entrou na KTM Tech3 comecei a assistir a todas as provas do Mundial. Por isso, sim, o Miguel Oliveira é o grande responsável pela paixão que tenho hoje pelo motociclismo.

Para ti, o que representa o Miguel Oliveira?
O Miguel representa uma inspiração para todos, tanto a sua honestidade como a sua bondade… Representa a forma como nunca devemos desistir dos nossos sonhos, mesmo que sejam muito difíceis. Depois, é o meu ídolo, com quem já tive a oportunidade de estar uma vez, algo que acreditava que nunca iria acontecer…

Tens algum ritual quando vês as provas do Mundial?
Sinceramente, não tenho, mas penso sempre de forma positiva, mesmo que o fim-de-semana não tenha corrido muito bem…

E qual é o teu circuito preferido?
Sem dúvida que o meu circuito preferido é aquele onde o Miguel ganha… (😂) Sem brincadeiras, o meu circuito preferido é o de Portimão devido à adrenalina e a forma como é realizado. As duas vezes em que decorreu com a presença de público, fiz questão de estar presente.

A etapa asiática do motociclismo é a mais complicada para os europeus devido aos horários. Como viveste os treinos, qualificação e a prova do GP Japão?
Este fim-de-semana foi vivido no… sofá. Sempre com muita comida e muito café para acompanhar tudo. Mesmo sendo de madrugada, sempre acompanhei o GP Japão. 

E viste todas as sessões de treino? Como fizeste? Por exemplo, diretas ou colocaste o alarme para as sessões em concreto, de acordo com os horários?
Assisti a tudo, com muito café e fazendo direta nos dois dias do GP Japão! Na altura do Miguel em pista, coloquei alarmes para acordar caso estivesse a dormir, o que acabou por não acontecer.

Mas, no total, quantas horas dormiste no fim-de-semana?
Por incrível que possa parecer, dormi apenas duas horas, concretamente após as corridas acabarem. De resto, fiquei sempre acordado.

E qual a tua opinião sobre o quinto lugar do Miguel no Japão?
Acho que foi uma boa corrida, mas acredito que merecia uma melhor posição. Logo na terceira volta estava em terceiro. Sinceramente, a corrida poderia terminar logo ali (😂)… Mas, globalmente, os dois dias sem dormir valeram muito a pena. 

Agora temos o Grande Prémio da Tailândia. Preparado para mais umas noites com poucas horas de sono?
Sempre preparado para apoiar o nosso Miguel. Ah, e para o ano, contem comigo novamente em Portimão…