A exceção da Curva 3
Os piloto de MotoGP utilizam os seus travões em todas as curvas do circuito de Jerez Angel Nieto com a exceção a ser a Curva 3. No entanto, os momentos de travagem nas curvas 4,7,10 e 12 duram em conjunto menos de 2 segundos. O sistema de travagem é utilizado no total durante 35 segundos por volta, um recorde numa pista que tem menos de 4,5 quilómetros.
Somando todas as forças aplicadas pelo piloto sobre a manete de travagem desde o momento do arranque até cruzar a linha de meta o resultado ultrapassa ligeiramente as 11 toneladas, o terceiro valor mais elevado da temporada depois de Misano e Valência. A carga total é de 43.5 quilos em cada volta, mas excede os cinco quilos em apenas três curvas da pista andaluza.
Mais de 230 km/h de redução em 5.4 segundos
Das 12 zonas de travagem no Circuito de Jerez Angél Nieto, duas são classificadas como exigentes para os travões, 5 são de média dificuldade e as outras 5 são ligeiras para o sistema que equipa as motos.
A travagem mais complexa é a da sexta curva: ajudada por uma reta com 600 metros antes de serem acionados os travões durante 5.4 segundos onde todos sentem 1.5G de desaceleração. Entram na curva a 68km/h depois de percorrerem uma distância de 238 metros aplicando uma carga máxima de 5.9 quilos.