A nova vida do MotoGP com as Corridas Sprint

formato motogp

Em 2023, a organização do MotoGP decidiu introduzir uma nova dinâmica no calendário do Mundial. As corridas sprint ganharam espaço no fim de semana de competição e, ao contrário do que acontece na Fórmula 1, por exemplo, as sprint races acontecerão no MotoGP em todas as provas do calendário, o que significa uma mudança significativa no formato dos GP, já que teremos 42 corridas ao longo de 2023.

Para um maior entendimento do que vai acontecer em breve, deixamos aqui um resumo do que podes esperar já a partir dos dias 24, 25 e 26 de março, datas que assinalam a primeira prova do calendário deste ano, a acontecer mais concretamente em Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve.

SEXTA-FEIRA

Teremos duas sessões de treinos, mais longas do que acontecia nos anos anteriores. A primeira terá a duração de 45 minutos, menos 15 minutos do que a segunda. Os tempos combinados das duas sessões de treino determinarão a passagem à Q1 e Q2.

SÁBADO

Mais uma sessão de treinos, mas insignificante para a qualificação. Ou seja, é uma sessão de treinos livres de 30 minutos com o intuito de pilotos e mecânicos darem os últimos retoques nas motos, tendo em vista a Q1 e Q2, que mantêm o formato dos anos anteriores, com 15 minutos de duração cada uma. Ambas decidem a grelha de partida para as corridas sprint e para a tradicional corrida de domingo. Estas três sessões acontecerão de manhã, já que, no período vespertino, teremos a principal novidade deste ano do MotoGP, a corrida sprint, com metade da distância da corrida de domingo. Em relação a pontuação, o vencedor receberá 12 pontos, mais três e cinco pontos do que o segundo e terceiro colocados, respetivamente. O quarto conquistará 6 pontos, o quinto somará 5 e assim sucessivamente até ao nono lugar (sempre descontando um ponto à medida que descemos na classificação final), que receberá apenas um ponto.

DOMINGO

Pouco muda, já que teremos o habitual warm up (10 minutos) de manhã antes da corrida principal, que mantém a distância, a duração e a pontuação dos anos anteriores.