Quando restam cerca de 10 dias para o fim da temporada, com a última prova do ESBK em Jerez de la Frontera, nos dias 15 e 16 de outubro, Francisco ‘Kiko’ Pires #73 e Afonso Almeida #10, ambos pilotos da Miguel Oliveira Racing Team, reconhecem o trabalho de toda a equipa ao longo do ano, fundamental para a melhoria do desempenho nas corridas, mas, principalmente, para a evolução das suas carreiras.
Kiko Pires estuda há dias o circuito de Jerez de la Frontera, palco que recebe o Mundial MotoGP mas onde jamais disputou uma corrida. «Tenho de saber o máximo de informação possível sobre o circuito para atingir o meu objetivo para a prova, que é andar com o grupo da frente.»
Para isso, o número 73 conta ainda com a ajuda de todo o staff da MO Racing Team, «que está a dar 200% para nos ajudar a obter os resultados pretendidos, cabendo a nós, pilotos, aplicar o trabalho e o conhecimento transmitidos».
Afonso Almeida ressalta que essa troca de informações entre pilotos e equipa é fundamental na obtenção dos resultados, referindo inclusive que a sua relação com a equipa «não podia ser melhor».
«Tenho feito um bom trabalho com os meus mecânicos e, principalmente, com a minha telemetrista, já que percebo a maior parte das coisas que me diz, o que faz com que possa aplicar essas informações em pista.»
Mecânicos, telemetristas, preparador físico, sem esquecer a família. A equipa atrás de um piloto é enorme, mesmo em pilotos que estão a começar a sua carreira competitiva ou com poucos anos de experiência.
«Gosto muito da minha equipa e do meu mecânico, o Jorge Moreira, são excelentes», salienta Kiko Pires. «O Jorge sempre me ajuda quando se passa alguma coisa com a moto, que, na sessão seguinte, está sempre bem melhor com as afinações. O Jonathan, o meu telemetrista, também ajudou-me muito no ESBK, indicou-me como poderia evoluir e aproximar-me mais dos pilotos que estavam à frente. Sem esquecer o meu personal trainer, o Bruno Jorge, que faz um trabalho fundamental em termos físicos. Estou mesmo muito contente com todo o trabalho feito e por ser uma peça a mais nesta equipa.»
Já Afonso Almeida recorda que há alguns profissionais da equipa MO Racing Team que não acompanham os pilotos às provas, como são os casos do personal trainer Bruno Jorge («Organiza todos os nossos treinos que devem ser feitos durante toda a semana»), da nutricionista Leonor Loureiro («Prescreve uma alimentação acertada, uma alimentação que tem como meta fornecer energia para todos os treinos e provas») e do osteopata Nuno Assis («Ajuda-nos com as lesões ou quaisquer outros desconfortos»), áreas fundamentais para um piloto «ser consistente nas corridas e estar sempre na melhor forma possível». Em relação aos outros…
«Para quem não sabe, nas provas, tenho uma mecânica, um segundo mecânico e uma telemetrista. Também temos sempre uma pessoa disponível que nos ajuda em todas as situações, como trocar os pneus, pôr gasolina, etc.»
É precisamente com a equipa da MO Racing Team que Francisco Pires #73 e Afonso Almeida #10 esperam alcançar os objetivos em Jerez de la Frontera, «um circuito que parece ser divertido», refere Kiko, que salienta no entanto que ainda faltam «uns dias de treino físico» antes de sentir o alcatrão da pista espanhola. Até lá, é escutar os conselhos da equipa…
LEIA TAMBÉM
GONÇALO CAPOTE: «O ANO DE ESTREIA NO ESBK FOI DESAFIANTE»