O triunfo de Miguel Oliveira no Grande Prémio da Tailândia causou uma Onda 88 por todo o país e provocou algumas iniciativas singulares, como a de Rui Estêvão, que, de agora em diante, vai colocar um pit board com a posição alcançada por Falcão nas sessões de treinos, qualificações e corrida.
É numa reta paralela ao Parque das Quintinhas, na Charneca de Caparica, onde podemos ver hoje uma placa muito especial, que mostra o tão desejado número 1 de uma corrida. A verdade é que o pit board, visível na rua, está a causar uma enorme curiosidade no local, mas também aplausos dos amantes do motociclismo, principalmente dos admiradores de Miguel Oliveira.
«Tudo começou ao ver as indicações que os pilotos recebem na reta da meta», refere Rui Estêvão. «Agora pretendo colocar, sempre que possível, os resultados das sessões de treinos, qualificações e corrida.»
Neste momento, por exemplo, podemos ver o 11.º lugar que Miguel Oliveira alcançou nas duas primeiras sessões de treinos do Grande Prémio da Austrália, que decorre em Phillip Island. Antes, tivemos o pit board com o primeiro lugar na Tailândia, uma informação que todos esperam que surja novamente no próximo domingo…
Por falar em vitórias, Rui Estêvão refere que o triunfo que mais recorda de Miguel Oliveira foi o primeiro, em 2020, no Grande Prémio de Estíria, na Áustria.
«Aquela ultrapassagem na última curva… Gritei pelo Miguel como se fosse um golo do Benfica. Depois, o de Portimão, algo simplesmente sem comentários. Que classe!»
Curiosamente, Portimão é onde Rui Estêvão espera ver presencialmente um grande prémio, «por ser, na minha opinião, onde há a maior probabilidade de ouvirmos o nosso hino», um momento que o responsável pelo pit board da Charneca de Caparica pode vivenciar no próximo ano, já que o circuito algarvio receberá a primeira etapa do Mundial de 2023, concretamente entre 24 e 26 de março.
Mas antes, o pit board será alterado por três vezes ainda este ano, após os grandes prémios da Austrália (já no dia 16 de outubro), Malásia (23 de outubro) e Valência (6 de novembro). E o que todos esperam é apenas uma coisa: que a posição número 1 não se altere, apenas os locais das provas…