Resilientes, ambiciosos e velozes como todos aqueles com quem dividem as pistas do campeonato espanhol de velocidade os pilotos do Miguel Oliveira Fan Club Racing Team estiveram em plano de destaque no passado fim‑de‑semana no circuito Ricardo Tormo em Valência.
No regresso do campeonato às pistas, a equipa de Miguel Oliveira levou novidades para o asfalto do circuito espanhol, pois Fernando Bujosa subiu às Pre-Moto3 pela primeira vez em Espanha, depois de o ter feito de forma absoluta na penúltima etapa do campeonato português. O jovem piloto maiorquino, depois de ter qualificado na oitava posição entre os 27 pilotos presentes, mostrou toda a sua rapidez ao subir para a quinta posição, em apenas um par de voltas, escalando mesmo até ao segundo posto, onde esteve nas voltas sete e oito das 14, que o pelotão da categoria cumpriu, isto antes de assumir mesmo o comando da corrida na nona volta. Mas a intensidade de corrida era total e logo de seguida ‘Fer’ descia ao quinto posto, recuperando depois a quarta posição, onde veio a terminar a apenas 186 milésimas de segundo do vencedor e num grupo de cinco pilotos separados por apenas meio segundo.
Na segunda corrida, a ‘sorte’ da mesma não quis que o rápido piloto estivesse de novo entre os primeiros na linha de meta, pois sofreu uma queda na nona volta, que o deixou na cauda do pelotão, cruzando a linha de meta no 20º posto, longe do seu real valor como ficou bem claro aquando do primeiro confronto.
Mas não foi apenas Fernando Bujosa que elevou bem alto a imagem e as cores dos patrocinadores do MOFC Racing Team. Afonso Almeida esteve igualmente em plano de destaque absoluto, aos comandos da Beon Moto4. O jovem campeão nacional na mesma categoria assinou o seu melhor fim‑de‑semana no ESBK e, depois de ter sido 11º na primeira corrida, no Domingo ‘abriu o livro’ e mostrou todo o seu potencial ao terminar na nona posição – a curtos 1,7 segundos do vencedor – uma segunda corrida marcada por duas situações de bandeira vermelha que cortaram o número de voltas para apenas oito. Afonso chegou mesmo a passar pela sexta posição – depois de arrancar em 16º -, mas no final foi nono, naquele que foi o seu melhor resultado em corrida no ESBK e também o seu melhor fim‑de‑semana globalmente.
Nas 300, que em Espanha têm o nomes de SBK Junior, Guilherme Gomes representou as cores da equipa e fechou ambas as corridas realizadas na 26ª e 29ª posição respectivamente, encerrando assim de forma muito positiva este que foi o penúltimo fim‑de‑semana da equipa em 2021. Já no próximo fim‑de‑semana, o MOFC Racing Team vai estar em duas frentes muitos importantes, este mesmo ESBK em Jerez de La Frontera, para a sua ronda de encerramento e ainda a prova de fecho do CNV 2021, onde Afonso Almeida irá procurar renovar o título absoluto nas Moto4.