Primeiro dia de treinos no ESBK para pilotos de Miguel Oliveira

DSCF5430_LQ

A Miguel Oliveira Fan Club Racing Team realizou ontem, quinta-feira, os seus primeiros treinos oficiais, naquele que é um dos campeonatos de motociclismo mais competitivos de sempre – o Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike (ESBK).

Os três pilotos provenientes do Troféu-Escola Oliveira Cup, e a quem foi dada a oportunidade de percorrerem os seus primeiros passos internacionais, completaram ontem ao todo três sessões de treinos intensas, no Circuito de Jerez Ángel Nieto.

Rafael Damásio, 12 anos, iniciou o seu primeiro dia de treinos com uma primeira manga consistente, na qual rodou o seu melhor tempo em 2’00.11. Após algumas afinações na moto, o jovem piloto voltou a entrar em pista com o decorrer da segunda e terceira sessões de treinos, nas quais conseguiu melhorar o seu melhor tempo por volta de uma forma positiva. No final do dia, Damásio fechou a última sessão de treinos com o realizar da sua melhor volta em 1’57.10.

“O meu primeiro dia de treinos correu muito bem. De manhã, tive alguns problemas com a moto. A pista estava muito fria e era necessário realizar umas afinações na moto para tirar o melhor partido dela. Na segunda manga, senti-me mais confortável e confiante com as afinações feitas na moto. A pista já estava com outras condições, mais quente, e as afinações feitas na moto foram positivas para melhorar os meus tempos. No geral, o dia correu bem. Estar no ESBK significa muito para mim, sinto que vou desenvolver muito a minha condução e dar estes primeiros passos internacionais vai-me permitir evoluir ainda mais. Acredito que vão ser corridas muito interessantes. Estas são motos de maior cilindrada, o que me vai permitir evoluir e quem sabe se não surgem novas oportunidades. Só tenho a agradecer ao Miguel Oliveira, ao Fan Club e à Oliveira Cup que me deram esta grande oportunidade e me ensinaram e ajudaram muito. Isto é o realizar de um sonho.” Damásio #96

Pedro Fraga (Quique), 14 anos, está a participar pelo segundo ano consecutivo na categoria de Pre-Moto3. O piloto espanhol, que corre na Oliveira Cup, começou o dia com as duas primeiras sessões de treinos muito regulares, mantendo os seus tempos constantes. Na terceira e última sessão de treinos, o piloto melhorou consecutivamente o seu melhor tempo por volta, terminando a sessão no minuto 1’57.13.

“O primeiro dia de treinos foi um dia um pouco complicado, porque nas duas primeiras mangas não consegui baixar muito os meus tempos. Na última manga já consegui melhorar e baixar o meu tempo por volta. Fiquei muito contente. Aprendi muitas coisas sobre a nova moto e sobre este circuito que também é novo para mim. Foi um bom dia.” Quique #13

Dinis Borges, 14 anos, foi outro dos pilotos a quem foi dada a oportunidade de realizar os seus primeiros passos internacionais no mundo do motociclismo. O piloto aproveitou o primeiro dia de treinos do ESBK para se familiarizar com a moto e o circuito – ambos novos para si. Dinis começou a sua primeira sessão de treinos a rodar no minuto 2’13 e acabou o dia com menos 10 segundos por volta no seu melhor registo. À semelhança de Quique e Damásio, Dinis realizou o seu melhor tempo na terceira e última sessão de treinos, ao rodar no minuto 2’03.71.

“Quinta-feira foi um dia para me habituar à moto, conhecer bem o circuito, as trajetórias, a aceleração da moto e os travões. Foi um dia de habituação. Vamos ver como vai ser sexta-feira. O Miguel Oliveira, o Fan Club e a Oliveira Cup sempre me ajudaram muito e agora deram-me esta oportunidade que está a ser um grande desafio para mim e a pouco e pouco vou chegar ao meu objetivo.” Dinis #16

Os três pilotos têm hoje, sexta-feira, mais um dia de treinos, antes de realizarem a sua primeira corrida no Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike, a qual está marcada para sábado, dia 13, pelas 16h15 de Portugal.

Calendário ESBK:

13 e 14 de abril – Circuito de Jerez Ángel Nieto

25 e 25 de maio – Circuito de Barcelona (Catalunha)

29 e 30 de junho – Circuito Ricardo Tormo (Valência)

27 e 28 de julho – Circuito Motorland Aragón

31 de agosto e 1 de setembro – Circuito de Albacete