Pode parecer estranho, mas as qualificações no MotoGP começam na manhã de sexta-feira e não ao início da tarde de Sábado, como, por vezes, a informação nos pode deixar entender. Sim…os treinos livres de sexta-feira e manhã de Sábado também fazem parte da qualificação, ou melhor, de parte dela. Mas vamos por partes, para que se entenda.
Anteriormente a qualificação para uma prova de MotoGP – e restantes categorias – era realizada numa sessão única, com 60 minutos de duração, o que normalmente significava um arrastar de minutos até bem perto do seu final, quando então todos ‘atacavam’ as voltas rápidas. Mas, de forma a reduzir esses tempos mortos, em especial nas transmissões televisivas, a Dorna alterou esse mesmo formato e dividiu o processo em duas fases, ou melhor, três fases distintas.
Assim sendo, as três sessões de treinos livres iniciais (duas na sexta-feira e uma na manhã de Sábado) servem, não apenas para preparar o GP, mas também para seleccionar os dez pilotos que apuram directamente para a qualificação 2, na tarde de Sábado. Quando termina a terceira sessão, aqueles que ficarem nos dez primeiros lugares da tabela de tempos (combinada) dessas mesmas três sessões, têm acesso directo garantido a Qualificação 2, onde se discutem as 12 primeiras posições da grelha de partida, enquanto os restantes, do 13º até ao último, terão que lutar por dois lugares nessa mesma segunda qualificação.
Com este formato, a Dorna ‘brindou’ os seguidores do campeonato com trinta minutos de intensidade (15 minutos em casa sessão) e todos os pilotos a procurarem as suas melhores voltas de forma constante. Ao mesmo tempo encontrou ‘espaço’ para uma quarta sessão de treinos livres, que serve às equipas ou para preparar a corrida ou para ‘acertar’ as motos para a qualificação.
Ganhou o espectáculo e ganhámos nós, os seguidores, que vemos empenho total por parte dos pilotos, em todas as saídas para a pistas.
FORMATO
QUALIFICAÇÃO 1
– 15 minutos
– pilotos que se classificaram entre o 11º e o último lugar, após a terceira sessão de treinos livres (tempos combinados)
– discutem as posições imediatamente atrás das quatro primeiras linhas da grelha (13º até ao último)
– apuram para Qualificação 2 os dois mais rápidos
QUALIFICAÇÃO 2
– 15 minutos
– pilotos que se classificaram nos dez primeiros lugares, após a terceira sessão de treinos livres (tempos combinados), aos quais se juntam os 2 melhores de Qualificação 1
– discutem as posições nas quatro primeiras linhas da grelha e apenas os tempos da sessão são válidos.
PERGUNTAS
– Um piloto que seja rápido na manhã de sexta-feira pode ‘ir directo’ a Q2 no Sábado?
– Sim, claro! Imaginem quen de manhã, na primeira sessão de treinos o piso está seco e depois começa a chover. Ou que um piloto conseguiu uma ‘volta canhão’ na segunda sessão. Por isson se combinam as três primeiras sessões de treinos.
– Se um piloto fizer o melhor tempo na Qualificação 1 pode ser ‘pole’ na corrida?
– Sim, pode! Mas não com esse tempo da Qualificação 1. Quando se inicia a Qualificação 2 tudo volta a ‘zero’ e será com uma volta realizada nesses quinze minutos que será encontrado o piloto da ‘pole’.
– Quantas saídas um piloto pode fazer para a pista?
– Pode fazer as que entender desde que a pista esteja aberta e tenha pneus para tal, porque existe um limite de alocação para cada fim‑de‑semana. Por norma, os pilotos realizam duas saídas em cada uma das sessões.
– Se um piloto não realizar qualquer volta em Qualificação 2 o que vai acontecer?
– Vai qualificar na 12ª posição. Os 12 que alinham na Qualificação 2 serão sempre os 1 primeiros na grelha de partida.