Natural de Vila Nova de Gaia, surge em 1947 o primeiro motor auxiliar português de pequena cilindrada. A Fábrica de Motores Alma, Lda. foi a responsável pelo primeiro protótipo do ciclomotor, desenvolvido por Barros de Almeida e Manuel Ribeiro.
O primeiro exemplar da bicicleta motorizada foi moldado e torneado na Serralharia Custódio Ferreira, no Candal, Vila Nova de Gaia. Após afincados testes, as peças de fundição, cárteres, culassas e admissões foram consolidadas na Sonafi— na Senhora da Hora, Matosinhos. A edificação dos quadros era realizada pela Alberto Carvalho Araújo (A.C.A., Lda.), de Braga. A cargo da Fábrica Alma ficava a construção dos motores e a sua aplicação, conferindo assim um motor 100% nacional.
As primeiras motorizadas tinham uma estrutura semelhante a uma bicicleta e um tubo superior arqueado (que chamavam de “aranhiços”). O motor era colocado a meio do quadro e a transmissão era direta, sem qualquer embraiagem.
Momento histórico oferecido por Bertrand Livreiros e informação do livro: “As motos da nossa vida: uma viagem sentimental à memória das motorizadas portuguesas” de Pedro Pinto.
Legenda: Publicidade do primeiro modelo da ciclomotor ALMA, 1950/1951.