MO Racing Team com altos e baixos no Estoril

2022_AfonsoEstorilESBK

Com os seus quatro pilotos em pista o Miguel Oliveira Racing Team esteve no passado fim-de-semana no Circuito do Estoril para alinhar na terceira prova do competitivo ESBK, o campeonato espanhol de velocidade. Num fim-de-semana marcado pelas elevadas temperaturas – foi também com chuva que a região de Cascais brindou os pilotos já no decorrer do dia de Domingo.

A jogar em casa a equipa do piloto de Almada voltou a mostrar todo o seu potencial num ‘paddock’ recheado de pilotos e mesmo equipas que militam nos mundiais de velocidade e apesar dos resultados não terem sido totalmente satisfatórios ficou claro que toda a estrutura está no ‘caminho certo’ para que ao lado dos seus pilotos se torne cada vez mais uma das equipas de referência no campeonato.

Na categoria mais pequena do campeonato e com 26 pilotos em pista foi o benjamim da formação, Gonçalo Melo, quem defendeu as cores da equipa. Aos 10 anos de idade e a cumprir o seu ano de estreia na competitiva categoria, o jovem piloto mostrou mais uma vez todo o seu potencial ao conseguir o seu primeiro ponto no final da segunda corrida. Até lá chegar ‘Salo’ qualificou na 19ª posição e após um mau arranque na corrida de Sábado terminou na 21ª posição. No Domingo redimiu-se por completo e chegou mesmo a rodar na 13ª posição perto do final, mas a intensidade no miolo do pelotão voltou a ser grande e perdeu duas posições sobre a linha de meta conseguindo o 15º posto e o seu primeiro ponto no campeonato naquela que foi a sua terceira corrida no ESBK. Nota ainda para os registo por volta onde Gonçalo melhorou em mais de três segundos a sua melhor volta ao circuito.

Mais experientes os dois pilotos da equipa na categoria Pré-Moto3 voltaram a estar em plano de evidência e realizaram excelentes corridas mesmo se o resultado não espelhou essa realidade. Fernando Bujosa esteve na linha da frente em ambas as corridas e depois de qualificar na 10ª posição rapidamente subiu ao terceiro posto na corrida de Sábado, inicialmente isolado mas na decisiva fase final na companhia de outros adversários. O pódio estava ao seu alcance mas uma queda a três volta do final deixou-se fora da luta mas a resiliência do piloto balear ainda lhe deu força para cruzar a linha de meta no sétimo posto. No Domingo voltou a estar na frente mas novamente a três voltas do final da corrida foi forçado a abandonar quando era o comandante e se preparava para vingar o desaire do dia anterior.

O seu colega de equipa na mesma classe, Afonso Almeida, deixou o Estoril com duas presenças sólidas entre os dez primeiros e após uma qualificação onde foi o 14ª recebeu a bandeira de xadrêz na primeira corrida numa fantástica quinta posição, o seu melhor resultado do ano e que confirmou de forma muito positiva no dia seguinte ao ser o oitavo no final da segunda corrida. Bi-campeão nacional Moto4 o jovem piloto da Charneca da Caparica deixou o Estoril com a melhor prestação do ano e de moral elevada face aos próximos duelos em agenda neste competitivo ESBK.
No pelotão das SBK Junior Gonçalo Capote continua a evoluir e a aprender a pilotagem das 300cc. No Estoril voltou a ser uma realidade e depois de ser o 28º na qualificação na manhã de Sábado foi na 25ª posição que fechou o primeiro confronto. Mas na segunda corrida um toque na Curva 3 logo na volta de abertura deixou o piloto de Cascais fora de corrida quando se preparava para melhorar a sua prestação global.

O próximo ‘encontro’ da equipa com o ESBK está marcado para o circuito Barcelona – Catalunha onde entre os dias 23 e 26 de Junho se realizará a quarta prova do ano.