Este fim de semana foi muito positivo, durante todos os dias senti um bom desempenho e ritmo e uma excelente evolução face ao ano passado!
Na sexta-feira, acordei por volta das 7:00 e às 9:00 já estava no Autódromo do Estoril. Foi lá que fiz os treinos de aquecimento. Nesse dia entrei na pista 5 vezes, sendo que na primeira sessão não aproveitei assim tão bem porque saímos na classe errada. Devíamos estar na classe dos federados e entrámos na classe dos intermédios, por isso só consegui começar a evoluir na segunda sessão de treinos. Durante o resto das sessões fui sempre baixando tempos, sendo que na terceira sessão bati o meu record da pista (2.06.8) e depois disso consegui manter sempre o mesmo ritmo nas sessões seguintes.
Acabei o dia com uma grande evolução, mas eu e a minha equipa sabiamos que conseguiamos melhorar em certos sectores porque vimos na telemetria que em certas curvas podia travar mais tarde e acelerar mais cedo. Já estávamos preparados para o dia seguinte!
No sábado entrámos 3 vezes em pista. Na primeira sessão da manhã (track day) consegui melhorar o meu tempo para 2.06.2 e também consegui manter o ritmo durante toda a sessão. Na segunda sessão (1ª sessão livre) evolui para 2.05.8, mas ainda vi que com as dicas da equipa conseguia melhorar e por isso fomos preparando a qualificação. Durante o intervalo entre a primeira sessão livre e a primeira qualificação consegui assistir e apoiar o Miguel na Q1 do MotoGP em Jerez de La Frontera. Na primeira qualificação, já com a mota afinada para atacar os tempos, bati novamente o meu record da pista (2.05.4) e consegui manter esse ritmo durante a qualificação! Esse tempo garantiu-me o P3 para arrancar na corrida cheio de garra!
No domingo acordei novamente às 7:30 para estar no circuito às 9:00. Como fiz um bom aquecimento sentia-me preparado para a segunda qualificação, mas encontrei a pista bastante fria e com muito vento. Devido a isso não consegui melhorar os tempos do dia anterior, mas rodei várias voltas em 2.06 e fiquei com o melhor tempo do dia anterior. Como havia um intervalo muito grande entre a segunda qualificação e a corrida, deu tempo para ver a corrida do Miguel na box com a equipa e almoçar! A minha alimentação teve que ser muito rigorosa para ter energia suficiente e conseguir melhorar durante todo o fim-de-semana.
Às 15:30 começou mais um momento de concentração, fui vestir o fato, calçar as botas, colocar o capacete e as luvas na minha mesa na box. Eram 16:15 quando o semáforo verde do pitlane abriu e lá fui eu, um pouco nervoso por ser a primeira corrida do campeonato, para a grelha. Na grelha fui falando com a equipa para manter o foco e passados 5 minutos saí para a volta de aquecimento.
Estava muito vento e fui vendo como havia de fazer as trajetórias, quando tinha de acelerar e travar até chegar de novo à grelha de partida.
Os semáforos apagaram, fiz um bom arranque, mas perdi uma posição e na curva 1 estava em P4. Na curva três consegui recuperar e voltar à posição inicial (P3). Na volta seguinte, na reta de meta, voltei para P4 e foi nessa posição que acabei a corrida. A corrida correu bem e fiquei muito feliz! Apesar de não ter conseguido o pódio, senti que evoluí imenso.
Agora começa a preparação para a próxima corrida que também é no Estoril e há que manter o foco nos lugares do topo!