Composta por um total de 16 elementos, a estrutura
Miguel Oliveira Racing Team dá apoio à tripla de pilotos, que vão repartir o seu esforço pelas pistas dos campeonatos nacionais de Portugal e Espanha. Liderada pelo Diretor Técnico Paulo Oliveira, procurará dar continuidade ao sucesso que tem sido imagem de marca da equipa desde o primeiro momento.
Com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos a equipa conta atualmente com uma ‘voz’ japonesa fruto da chegada do jovem de Hiroshima Jean Kento Turner, piloto que passou em 2023 a integrar a equipa. Ao lado do piloto do Japão está a dupla de lusos: Afonso Almeida e Gonçalo Dias.
Afonso Almeida #10
Afonso Almeida é natural de Almada e nascido a 10 de agosto de 2009. É conhecido como piloto agressivo e muito metódico dentro de pista que procura constantemente os melhores resultados. Fora de pista, dedica e aproveita o tempo com os amigos, os treinos ao ar livre e os bons momentos com a família. Depois de dois excelentes anos na Oliveira Cup, vestiu as cores da equipa desde 2020 e depois de ter conseguido os primeiros pontos em Espanha no seu primeiro ano no campeonato e na classe de Moto4, em 2021 assegurou o seu lugar entre os regulares do “top ten” numa classe com mais de duas dezenas de pilotos em pista. Ainda nesse ano revalidou o título nacional de moto4, que conseguiu pela primeira vez no ano anterior. A subida às Prémoto3 aconteceu em 2022 e permanece em 2023.
Gonçalo Dias #55
Gonçalo Dias mostrou logo aos 4 anos aptidões para as modalidades desportivas motorizadas. A paixão pelas motos e pelas corridas foi algo inevitável fruto da ligação familiar com Tiago Dias, ex-campeão nacional de quem recebeu muitos ensinamentos e também o número de corrida. Depois de uma curta experiência no Troféu Yahama, foi na Oliveira Cup e no asfalto dos kartódromos que ‘Salo’ encontrou o seu território desportivo. Brilhou desde o primeiro momento, cresceu como piloto e destacou-se em toda a Península Ibérica nas classes de formação, o mesmo se passando em Itália onde venceu na única experiência que aí realizou.
Dono de velocidade e atitude pouco comum em pilotos tão jovens, fez a sua estreia nos autódromos em 2022 aos comandos de uma Moto4, e assim continua em 2023.
Jean Kento Turner #30
Nascido em Hiroshima, no Japão, Jean Kento Turner tem 14 anos e é o mais recente elemento da formação de pilotos da Miguel Oliveira Racing Team, na categoria de Prémoto3. Autodefine-se como “
a única pessoa que anda de moto por intuição” e tem no seu palmarés o título do Troféu de Minibike Series no Japão de HRC NSF100 e a participação no Campeonato Italiano CIV de Prémoto3, com a Buccimoto BR17gp3.
Com uma personalidade calma e muito racional, Jean corre com o número 30 e competir em duas rodas está-lhe no sangue, já que é parente de Keith Turner – ex-piloto de GP da Nova Zelândia, atualmente com 76 anos, que competiu também no Campeonato Mundial FIM entre 1967 a 1972; 1971 foi o ano da sua melhor temporada, quando terminou em 2º lugar em 500cc, atrás de Giacomo Agostini.
Outros pilotos que já integraram a MO Racing Team:
Guilherme Gomes #6
Tal como Afonso Almeida, também o Guilherme Gomes tem um caminho muito semelhante. Da MiniGP na Oliveira Cup para o Nacional Supersport 300, Guilherme enfrenta em 2021 o seu segundo ano na categoria. Um ano novamente de desafios e crescimento, para dar continuidade ao trabalho feito em 2020. A experiência será uma mais valia lado a lado com o maior conhecimento dos dois circuitos, ‘palco’ das provas do campeonato nacional.
Fernando Bujosa #69
Nascido em terra de campeões – Jorge Lorenzo ou Joan Mir – Fernando Bujosa é um dos estreantes da equipa. O jovem piloto maiorquino estará nas pistas do ESBK lado a lado com Afonso Almeida, no pelotão das Moto4. Com provas dadas na Cuña de Campeones, o pequeno piloto quer continuar a crescer nas pistas espanholas e este será o seu primeiro ano a discutir um título nacional, depois do sucesso nas ‘copas’ de iniciação onde até agora esteve envolvido.
Francisco Pires #73
Estreante em 2020 nas Moto 4, Francisco Pires é aquele que mais ‘vida’ de corridas tem. Passou pela Oliveira Cup, tanto nas Ohvale como em Mini-GP, e antes disso esteve mesmo no troféu de iniciação promovido pela Federação de Motociclismo de Velocidade. 2020 não foi um ano fácil, mas foi de muita aprendizagem face a uma realidade totalmente nova. Agora é tempo de capitalizar os conhecimentos adquiridos e lutar pelas vitórias no campeonato nacional.
Gonçalo Capote #76
Gonçalo Capote é natural de Cascais e nascido a 25 de outubro de 2006. Desde muito pequeno que se mostrou fascinado pela velocidade, em particular pelo motociclismo, que frequentemente acompanhava, quer através da televisão ou presencialmente.
Em 2020, surgiu o primeiro contacto com a modalidade, dando início à concretização de um sonho. Sente que talvez fosse importante ter iniciado mais cedo. Todavia, compensará o tempo perdido com a paixão, trabalho, dedicação e resiliência que o ajudarão a alcançar os seus objetivos. Em 2021, no seu primeiro ano de competição, sagrou-se campeão nacional na categoria Moto5 e em 2022 aceitou o desafio das SBK Junior.
Afonso Almeida #95
Natural de Cascais, o segundo Afonso Almeida da equipa arrancou para as corridas com a MiniGP da Oliveira Cup. Em 2019 venceu a sua primeira corrida na competição promovida por Miguel Oliveira e em 2020 fez a sua estreia no campeonato nacional aos comandos de uma Supersport 300. Em ano de aprendizagem, mostrou não só evolução, mas também uma natural aptidão para a condução em piso molhado, liderando mesmo uma corrida nestas condições.