Miguel Oliveira deu aula sobre Segurança Rodoviária

MO44 ação BPSS

Miguel Oliveira foi hoje um dos protagonistas de uma aula sobre Segurança Rodoviária numa Escola Secundária em Benfica. A ação de sensibilização decorreu no âmbito da iniciativa “BP Segurança ao Segundo”, de que é embaixador, ao lado de outros nomes como Miguel Barbosa ou Salvador Mendes de Almeida, da Associação Salvador.

Para mim, este tipo de ações nas escolas são muito importantes. Falo por mim, que sempre fui muito receptivo na escola a estas iniciativas. Estes miúdos precisam de começar a interiorizar a mensagem de que todos temos responsabilidades pelas nossas ações. Quando usamos qualquer veículo na via pública, temos de estar conscientes de que existem outros utilizadores. Devemos ter cuidado em situações de trânsito, sermos coerentes com as velocidades, evitarmos conduções sob o efeito de álcool ou drogas, bem como a utilização do telemóvel, e utilizar sempre o cinto de segurança – estas boas práticas podem ajudar a prevenir a sinistralidade rodoviária”, afirma Miguel Oliveira, piloto da Red Bull KTM Ajo e Embaixador da ação “BP Segurança ao Segundo”.

O piloto de Almada de 23 anos deu também como exemplo pedagógico, para formar futuros condutores, o Troféu-Escola Oliveira Cup, de que é mentor: “na nossa Cup tentamos passar o conceito de respeito mútuo pelos outros. Partilhamos a pista com mais pilotos, a alta velocidade, onde o contacto físico pode, por vezes, acontecer e esse respeito é mandatório, mesmo que este seja um desporto a nível individual e o objetivo seja chegar à frente dos outros, tal não se pode fazer de uma forma qualquer, tem de se ultrapassar de forma limpa, cumprir as regras, os limites de pista, as bandeiras e as informações do comissários”.

No desafio “BP Segurança ao Segundo” (BPSS) podem participar estudantes do 9º ao 12º ano de escolaridade e também do ensino profissional, residentes em Portugal, com equipas de 4 a 10 elementos da mesma escola, coordenados por um professor. Cada grupo deverá criar um vídeo original, com uma mensagem sobre prevenção e segurança rodoviária. A data limite de entrega dos trabalhos é 20 de abril. Os finalistas escolhidos pelo júri BPSS (a 23 de abril) serão desafiados a criar um storyboard para um spot, com o apoio a equipa BPSS, até 30 de Abril.

As cinco equipas finalistas disputam a final nacional em Viseu, no âmbito da “Capital Jovem da Segurança Rodoviária”, a 10 e 11 de maio. O spot vencedor será emitido na RTP.

O BP Segurança ao Segundo, é uma iniciativa criada pela BP Portugal em 2012 que conta com os parceiros: Automóvel Club de Portugal, Fórum Estudante, Associação Salvador e RTP. O programa conta ainda com o apoio institucional da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e a Direção Geral de Educação. Este ano conta também com o apoio à organização do Município de Viseu e Instituto Politécnico de Viseu.

Com o lema “Porque na estrada todo o segundo conta!”, o BPSS já envolveu desde a sua primeira edição, em janeiro de 2012, cerca de 19 mil alunos jovens e cerca de quatro centenas de escolas secundárias a nível nacional.

Mais informações acerca do regulamento do programa aqui